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Os 07 passos para você fazer uma proposta comercial vencedora - Vendas

Hoje eu vou falar com você sobre um assunto muito importante: A proposta comercial.

É aquela que a gente manda para um cliente e se a sua empresa é B2B, ou seja, vende para outras empresas fique muito ligado nessas dicas.

Tem gente que gosta de mandar qualquer tipo de proposta, já tem um formato pronto, só substitui algumas informações e envia, ou seja, não trata com “devido carinho” esse momento muito importante da venda.

Então, preparei os 07 passos para você fazer uma proposta comercial vencedora:

1º Passo:

Capa - A primeira impressão é a que fica.

Faça uma capa bonita e com impacto visual positivo.

A capa é a primeira coisa que a pessoa vê quando recebe seu pdf. Seja impresso ou por e-mail, procure fazer uma capa bacana, coloque o logotipo do cliente, uma ilustração.

Dê uma ideia de seriedade, transmita credibilidade.

2º Passo:

Resumo - Na primeira página, coloque um resumo da sua proposta. Porque?

Se essa proposta cair na mão de um diretor, do vice-presidente ele não vai ler tudo. Ele geralmente olha o resumo e aceita ou não aceita. Ele não tem tempo de ir nos detalhes.

3º Passo:

Detalhes - Na próxima página você detalha tudo aquilo que pretende vender, com bastante detalhe e nível de especificidade. Quem vai nos detalhes é o pessoal que vai comprar, o usuário. Por isso é importante ter das duas formas. Resumido e detalhado.

4º Passo:

Método de trabalho - Fale como você se propõe a realizar o serviço, qual a metodologia, no que você e seus produtos são diferentes, quais as vantagens e diferenciais da sua empresa.

5º Passo:

Testemunhos de clientes - Coloque uma página com testemunhos reais de clientes satisfeitos.

6º Passo:

Lista de clientes - Coloque uma página com uma lista de clientes. Muitas vezes a pessoa que vai decidir a compra vê que você atendeu já outras empresas que ele conhece e isso poderá ajudar na decisão. Isso ajuda vender.

7º Passo:

Vídeo - Quer melhorar sua proposta e realmente fazer um diferencial?

Grave um vídeo. Isso mesmo! Um vídeo curto, de 3 a 4 minutos explicando a proposta.

Não precisa ser algo sofisticado. Você pode usar um celular. Explique porque você é o profissional ou a empresa ideal para atender o seu cliente.

O vídeo você pode publicar no seu canal no youtube e enviar somente o link.

Pode parecer que a proposta fica muito extensa e se você acha que as pessoas não leem, posso afirmar que leem sim.

Porque são conteúdos que interessam pra quem vai comprar e como a pessoa vai investir dinheiro ela vai querer saber detalhes. Vale a pena fazer uma proposta comercial bem elaborada. Isso pode engajar seu prospecto, ele vê que se preocupa com os detalhes e isso poderá fazer total diferença entre você e seu concorrente na hora do processo de decisão.



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