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Nova ferramenta do Google mostra estoque de Loja Física em tempo real - Novidades no Google Shopping

O Google é uma empresa inovadora, disso não temos dúvida.
Esse mês (Dezembro) a empresa lançou mais uma funcionalidade para o Google Shopping, possibilitando ao usário verificar se tem ou não estoque de um determiado produto na loja física.

O LIA, sigla em inglês para Chamada Local Inventory Ads, faz conexão entre os anúncios e o estoque físico dos varejistas que aderirem a essa iniciativa.

Funciona basicamente assim:
O usuário clica em um produto e é levado para uma segunda página, conhecida também como landing page, essa página é otimizada para ser carregada rapidamente, tanto em computadores como em dispositivos móveis (celulares). Nessa página contém informações como endereço da loja, botões de ação como "Rotas", "Ligar" e "Comprar Online", etc.

Após digitar a categoria de um produto na busca, o usuário verá reultados em formato de carrossel do Google Shopping, importante ressaltar que nessa página de resultados, terá um selo indicando a disponibilidade e a distância até a loja mais próxima de acordo com a geolocalização do usuário.

Se a pesquisa for mais específica, os resultados aparecerão em formato de lista.

É importante que os varejistas façam atualização do sistema ao menos uma vez por dia, para garantir que as informações do estoque fiquem sempre atualizadas. A plataforma classifica a disponibilidade de acordo com três opções, que ficam visíveis aos consumidores:

1 - Em estoque: a quantidade do produto em estoque costuma ser suficiente para atender a demanda regular da loja;

2 - Estoque limitado: Existem poucas unidades e o estoque pode acabar se o consumidor demorar muito para ir à loja;

3 - Sem estoque: produto indisponível.

Uma notícia não muito boa é que o LIA ainda não está disponível para todos. Inicialmente, apenas nos anúncios do Google Shopping de dez grandes varejistas brasileiros: FastShop, Saraiva, Livraria Cultura, Magazine Luiza, Leroy Merlin, C&A, Beauty Box, do grupo O Boticário, Havan, Centauro e Lojas Renner. A lista deve aumentar no início de 2018.

Segundo pesquisa da Forrester, a influência do online sobre o varejo físico será cada vez maior. Em 2018, 25,6% das vendas offline, excluindo o setor de Alimentos e Bebidas, terão alguma influência da jornada digital do consumidor. Em 2021, esse índice será de 35,6%.

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Fonte do texto: Ecommerce Brasil!



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