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Como encontrar novos clientes em época de economia estagnada - Economia

Em épocas mais difíceis para vender, como por exemplo durante uma estagnação da economia, é quase certo que alguns clientes nossos deixarão de comprar, pelo menos no mesmo volume que compravam em épocas normais.

E talvez, alguns clientes param completamente de comprar os nossos produtos e serviços, optando por alternativas mais baratas ou econômicas no mercado.

Isso significa que precisamos estar continuamente alimentando nosso “funil de vendas”.

Lembra do “funil de vendas”?

Nesses tempos é necessário captar novos clientes e aumentar a quantidade de prospectos na “boca do funil” para que tenhamos no final uma quantidade suficiente para bater nossas metas.

Destas que colocamos na “boca do funil”, algumas vão desistir por preço, prazos, dentre outros motivos, por isso é tão importante prospectar muitos clientes em época de crise.

Prospectar de forma inteligente, contínua e para isso muitas ações podem ser feitas, por exemplo:

  • Um trabalho efetivo nas redes sociais, afinal, nelas estão 90 milhões de pessoas no Brasil;
  • Se posicionar estrategicamente nos sites de busca;
  • Participar de eventos e encontros de empresários, seja no seu segmento ou não;
  • Promover parceria com empresas cujos produtos complementam os seus, pois assim, um indica o outro;
  • Criar estratégias de fidelização de clientes, como cartão fidelidade por exemplo;
  • Participar de cursos e treinamentos presenciais e online para além da qualificação, também gerar networking.

Trabalhe desde já sua habilidade de prospectar.

Assim a crise não vai impactar os seus resultados e nem o seu bolso!



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